Viana do Castelo vai ser palco, no dia 7 de Novembro, do 1.º concurso de fotografia e ilustração digital em smartphones, numa iniciativa inédita a nível nacional. 
O VIANA+14 SMARTPHOTO vai decorrer 24 horas e visa incrementar a criatividade de todos os utilizadores de smartphones, independentemente das suas competências artísticas, dando maior enfoque à vertente cultural mediante a exploração das vivências diárias dos residentes.
Acima de tudo, a iniciativa procura demonstrar que cada habitante de Viana do Castelo possui capacidades intrínsecas à sua personalidade que podem e devem ser exploradas no sentido da participação comum num desiderato que é de todos: a vivência da cidade como um ponto de encontro de experiências pessoais que, somadas, podem alavancar o desenvolvimento sustentável da região.
Para participar no VIANA+14 SMARTPHOTO basta que cada utilizador de um smartphone publique nas redes sociais TWITTER ou FACEBOOK as suas fotografias e/ou ilustrações digitais com as hashtags #behanceviana #vianatravelmassive e #viana+14.
O vencedor receberá um vale de um ano de serviços completamente gratuitos na plataforma ADOBE CLOUD CREATIVE, que será entregue durante o workshop BEHANCE REVIEWS VIANA agendado para o dia 8 de Novembro e durante o qual a ESKILO – CASA CRIATIVA vai apresentar um estudo inédito sobre o Turismo Cultural em Viana do Castelo depois de ter sido a única entidade portuguesa a integrar o Advisory Panel da Phocuswright para o impacto do e-marketing na promoção de destinos e produtos turísticos e onde estão representados os maiores gurus do Marketing Territorial do Mundo.
Tal estudo será divulgado no âmbito da Behance Week que visa reunir diferentes sectores da economia ligada à criatividade valorizando os valores culturais locais e vai decorrer em mais de 1500 cidades de centenas de países.
O objectivo desta iniciativa é o debate de em torno da criatividade e do papel que ela tem desempenhado na regeneração urbana das cidades enquanto factor de fixação de agentes criativos, não necessariamente ligados à arte.
A partir de agora, a ESKILO – CASA CRIATIVA é também a gestora da comunidade local da Behance promovendo a partir de agora encontros informais em parceria com a ADOBE.
Esta primeira iniciativa tem por base a permissa segundo a qual a criatividade ao serviço do turismo cultural é hoje um predicado fundamental para qualquer centro urbano que vise o desenvolvimento sustentável. 
É afinal Viana do Castelo uma cidade com condições para a criar e receber visitantes com know-how criativo que possam retirar da cultura local mais-valias para a economia?
Este é um encontro informal sobre criatividade e turismo cultural aberto a todos e para todos.
As Inscrições (limitadas a 40 pessoas) devem ser efectuadas através da ligação viana.us/bereviewsviana
Anúncios