Começam a ser conhecidos os pormenores da Romaria da Senhora D’Agonia 2012, em Viana do Castelo. Em conferência de imprensa foi revelado que o tema do cortejo deste ano vai ser o naipe doceiro das gulodices vianenses e que a arte da canelografia vai merecer destaque. Outra das novidades deste ano é que, pela segunda vez consecutiva, o cartaz oficial da Romaria vai ser escolhido por concurso mas, ao contrário do que aconteceu no ano passado, desta vez existe um prémio monetário. Assim, o vencedor será premiado com 500 euros.

 

 

O cartaz deverá expressar o espírito da Romaria, a alegria e a vida das festas, bem como a importância do traje à vianesa. De acordo com o tema do cortejo desde ano, o cartaz deverá ainda expressar os doces vianenses e destacar a arte da canelografia. Os projectos deverão ser entregues até dia 11 de Maio, o que também é uma diferença em relação ao ano passado, visto que existe um prazo mais alargado para a criação do projecto.

 

O júri é composto por 7 elementos, que representam a Câmara Municipal, a VianaFestas, a Comissão de Festas, a Real Irmandade de Nossa Sra. D’Agonia, o IPVC, a Associação Empresarial vianense e ainda a Associação Portuguesa de Design. O júri deverá escolher o vencedor na primeira quinzena de Maio. A grande novidade é a existência de um prémio pecuniário de 500 euros para o vencedor. José Maria Costa, autarca vianense, acredita que este concurso irá funcionar como um “espaço de divulgação” das festas a nível nacional. ´

No que toca ao tema do cortejo deste ano, Francisco Sampaio, presidente da Comissão de Festas, destaca a importância dos doces tradicionais e lamenta que se esteja a perder a tradição da canelografia. Maria José Guerreiro, vereadora da Cultura da autarquia, confirmou que a doçaria e a canelografia serão as rainhas da Romaria da Senhora D’Agonia 2012.

Anúncios