Uma dezena de edifícios ou projectos assinados por arquitetos portugueses e localizados um pouco por todo o país estão entre os 70 finalistas do prémio Edifício do Ano 2011 do website de arquitetura ArchDaily. Entre os nomeados conta-se o projecto Mima Housing, de Viana do Castelo, mas uma leitura mais atenta sobre este concurso permite obter duas leituras frias e essenciais: a escolha dos finalistas é feita pelos utilizadores do website (que são “brindados” com prémios”) e a Viana – Meca da Arquitectura não tem honra de destaque com um city-guide.

 

 

 

A Casa das Histórias da Paula Rego (Cascais), o Museu do Design e da Moda (Lisboa), o Museu da Vila Velha (Vila Real), a Capela Árvore da Vida (Braga), a sede da Associação Fraunhofer (Porto), uma casa particular em Leiria, a MIMA House (Viana do Castelo), a Piscina Municipal de Povoação (São Miguel), o Centro Cultural de Sines e a ponte pedonal da Covilhã são os finalistas portugueses.

Os 10 projetos portugueses foram selecionados de um total de cerca de 30.000 projectos que foram enviados para votação inicial e vão estar durante as próximas duas semanas em votação on-line, podendo vir a receber o “Building of the Year 2011”.

Por uma questão de bairrismo incentiva-se a votação no projecto vianense, até por ser um modelo de negócio inovador, mas este é mais um exemplo de que Viana não é nenhuma meca do que quer que seja. Veja o mapa!


Anúncios