MVC30892

 

A Câmara Municipal e a APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo apresentaram, em conferência de imprensa, o novo prato-ícone da gastronomia local: o Bacalhau à Viana. Este novo prato nasceu do trabalho de uma equipa liderada pelo Chef Vinagre e pretende agora implantar-se como o prato representativo do concelho.

A iniciativa insere-se no programa “Prove Viana”, levado a cabo pela APHORT em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo e tem como principal objectivo promover, de forma estratégica, a gastronomia local tradicional junto dos turistas.

Assim, e à semelhança da estratégia definida pelo programa “Prove Portugal” criado pelo Turismo de Portugal, Viana do Castelo identificou e vai agora promover um prato que, pela sua ligação à história e tradição da cidade, passa a ser reconhecido como um ícone gastronómico representativo do município em questão.

No caso de Viana do Castelo, e após um consenso alcançado junto dos restaurantes da cidade que aderiram à iniciativa, a escolha recaiu sobre o “Bacalhau à Viana”, uma receita confeccionada à base de produtos típicos da gastronomia local, nomeadamente o bacalhau, o azeite, a boroa, a cebola, o alho e a batata.

Sob a coordenação do chefe Vinagre, foi definida uma receita oficial, que permita conferir uma identidade ao prato. Mas a ideia passa agora pela liberdade dos estabelecimentos envolvidos para interpretar a receita à sua maneira, desde que esta não seja desvirtuada.

A promoção do prato junto dos turistas ficará sob a responsabilidade da Câmara e todos os estabelecimentos aderentes passarão a ser referenciados como os “restaurantes Prove Viana do Castelo”.

Anúncios