inquérito revela que portugueses não reconhecem nova imagem!

 

«Não conheço, não sei qual é, nunca vi».

 

Estas foram as expressões mais utilizadas pelo universo de inquiridos do novo questionário* que visou avaliar a percepção de visitantes, possíveis turistas e novos residentes de Viana do Castelo.

O seu objectivo foi avaliar se de facto está a resultar o programa de Marketing que a Câmara Municipal lançou em 2010.

As conclusões obtidas através das respostas dadas por mais de 50 pessoas de vários pontos do país e do estrangeiro e de vários quadrantes académicos e políticos não poderia ser mais desoladoras:

 

«A equipa que procedeu ao plano de marketing não fez o trabalho correctamente e as acções promocionais não estão a trazer mais valias para o desenvolvimento sustentável da cidade, do concelho e da região» 

 

Estas conclusões são tanto mais significativas quanto os dados preliminares dos Censos 2011 evocam um “crescimento” de apenas pouco mais de 130 pessoas no concelho de Viana do Castelo. Um dado que contraria todas as previsões que davam até 2010 uma população vianense da ordem dos 91 mil habitantes mas que, na realidade,  não chega aos 88 mil e 800. E mesmo assim há que haver cautelas porque o envelhecimento populacional é tão grande que o número pode estar ferido de algumas incongruências, uma vez que muitos ainda declaram residência no local onde nasceram mas onde já não habitam.

Anúncios