Numa altura em que a Câmara Municipal de Viana do Castelo prepara já o regresso do Páscoa Doce (a primeira tentativa de marketing de eventos esboçada pela autarquia em 2010 e preparada já no âmbito da equipa (?) que tratou de estudar (?) o Marketing Territorial (ou City Branding) da cidade, eis que em Março surgiram vários sinais da autêntica desorientação em que se encontra a gestão da imagem de Viana, mesmo depois de criado aquilo a que agora se designa por gabinete TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), sob a dependência directa dos decisores políticos. Veja-se o cartaz (o primeiro, porque nem é este que está na rua) que pretendeu vender os eventos de Março:
Alguém entendeu a mensagem?
Em definitivo, a “bota não bate com a perdigota” e já é mais do que tempo (um ano) de alguém com poder decisório repensar o que está a ser feito até porque Viana ainda nem sequer tem um slogan oficial. Foram mostrados vários cartazes em Agosto com várias mensagens mas a pergunta a ser a de sempre: o que é Viana como produto? Uma cidade dos namorados? Ou como já se utiliza na gíria das conversas de café: a capital das q….(?)
A pergunta fica feita: se em 2011Viana do Castelo não conseguir reverter o panorama do envelhecimento populacional e da perda de turistas quem será demitido?
Mas a questão mantém-se. O que é Viana? Para onde se quer ir? Uma mente iluminada inventou a gastronomia (leia-se o bacalhau) como produto turístico principal de Viana. Um outro mentecapto quis levar-nos a pensar em heróis que nunca existiram.
Todos os grandes experts em Marketing Territorial são unânimes nos vértices da promoção: uma imagem, um slogan, um produto, tal como sucede em todas as outras sub-correntes do Marketing e até uma empresa como a Sonae percebeu isso e fez desaparecer a marca Modelo.
🏷 We are a leading portuguese brand on production of creative texts, audio books, multimedia contents and localization. Our mission is to gather people communicating despite their native languages and skills.
🏷 How can we help you: * create a content strategy that will help to keep your product top-of-mind * build socially contagious products using the latest insights from psychology and anthropology.
🏷 We are focused on helping entrepreneurs and startups grow their business, by expanding into new markets through tribes. Our work sits at the crossing between anthropology and psychology, as well as technology and people.
🏷 How can we help you: * setup and build a growth engine using growth hacking; * identify and expand your product into tribal markets; * identify and activate your brand advocates so that they share more about you.