A Fundação Cidade de Guimarães em colaboração com o CPD escolheu o trabalho de João Campos, antigo aluno de Design na Universidade de Aveiro, para identificar “Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura”. A marca, com 26 variações distintas, é baseada nas muralhas da cidade e explora a ideia de diversidade cultural, valorização individual e abertura à multiplicidade de visões pessoais.
«O símbolo desenvolvido «agrega alegoricamente a muralha em representação do Património da Humanidade presente em Guimarães, o desenho da viseira de um elmo que presta homenagem à visão de D. Afonso Henriques, a proeminente figura da fundação de Portugal e é rematado sob a forma de um coração, em evocação plena do orgulho e sentimento vivo de pertença dos vimaranenses em relação à sua cidade», explica João Campos.»
São 26 modelos diferentes que têm na sua base o legado histórico da cidade de Guimarães, no entanto, também pretende ter um olhar para o futuro e para a diversidade cultural, «uma janela aberta a cada visão pessoal ou uma tela em branco para qualquer expressão individual», afirma o designer. As linhas do logótipo têm como objectivo ultrapassar a esfera criativa interna à organização do evento. João Campos refere que é um conceito «com alto potencial de personalização, o apelo à participação, envolvimento e, por fim, à apropriação da marca é dirigido a todo e qualquer cidadão europeu».
No fundo, com esta imagem gráfica ambiciona-se que não exista «apenas uma representação de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, mas sim uma infinidade delas. Tantas quanto a imaginação tiver sonhado», conclui o designer e também vencedor do concurso, lançado no ano passado pela Fundação Cidade de Guimarães em colaboração com o Centro Português de Design, para a criação da marca.
COMO DAQUI SE DEPREENDE, JOÃO CAMPOS NÃO SE LIMITOU A OLHAR APENAS PARA GUIMARÃES. E É ISTO QUALQUER VERDADEIRO ESTUDO DE MARKETING TERRITORIAL DEVE FAZER. A LIÇÃO DEVE SER ASSUMIDA DE UMA VEZ POR TODAS E JÁ NÃO RESTA MAIS AOS RESPONSÁVEIS POLÍTICOS DE VIANA, DEPOIS DE ESTE TRABALHO TER SIDO AGORA COMPLETAMENTE DIVULGADO, DO QUE DEMITIR DE IMEDIATO OS PLANEADORES DA MARCA VIANA QUE NÃO É MAIS, COMO SE VÊ AGORA, UM MERO LOGÓTIPO.
Gostar disto:
Gosto Carregando...