Por estes dias, o país vive uma das principais conquistas da República: a eleição de um Presidente. Questionamentos à parte (como a dos monárquicos que dizem que o nosso hino é do tempo dos Reis ou a de saber se vale a pena ter um Presidente que tem os mesmos poderes que a Rainha de Inglaterra), o que importa é olhar para a essência histórica do que vai sendo já a campanha eleitoral pontuada com contradições de princípios e acusações sem que se olhe para o passado como uma referência do que se afirma uns meses depois.
Veja-se por exemplo que um dos candidatos fez o primeiro dia de campanha num edifício onde está a sede do Viana Taurino Clube (curiosamente com uma página do Facebook em Francês) e que fez história quando Viana do Castelo tinha fama nas Touradas que animavam anualmente a Romaria da Senhora da Agonia e que foram extintas pelo anterior executivo municipal.
Interessa por isso ler o que escreve um dos principais escribas do tempo em que o agora candidato era Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Anúncios