Dezoito anos depois, a Volta a Portugal em Bicicleta regressou a Viana do Castelo! Foi a décima primeira chegada da prova à cidade no historial das 72 edições. Desde cedo que A «Cidade da Volta» se instalou na Avenida Campo do Castelo e depressa se fez ouvir antecipando, desde já, o ribombar dos Zés P’reiras, as danças dos Gigantones e Cabeçudos e toda a grande animação da Rainha das Romarias portuguesas, as Festas da Senhora da Agonia que têm expoente máximo a 20 de Agosto. As cores do ciclismo engalanaram Viana do Castelo.

Neste sábado de calor, a cidade vibrou com a chegada do pelotão manifestando de várias formas um enorme carinho para com a Volta.Já passaram vários anos desde que a competição terminou aqui mas o tempo não apagou da memória de muitos vianeses aquela tarde de Agosto de 1992 quando Pedro Silva (Sicasal), mais uma vez, bateu a concorrência ao sprint obtendo mais um triunfo para um longo palmarés de etapas ganhas em chegadas agrupadas.

Lista dos últimos vencedores em Viana do Castelo:1950 (15ª Volta): Braga-V. Castelo, 142,1 Km., Joaquim Pascual (Barcelona); 1956 (19ª Volta): Vila do Conde-Viana Castelo, 48 Km., Onofre Tavares (FC Porto); 1985 (47ª Volta): Mondim Basto-Viana Castelo, 123 Km., Manuel Neves (Guimarães); 1990 (52ª Volta): Mondim Basto-Viana Castelo, 152,8 Km., Pedro Silva (Boavista); 1992 (54ª Volta): Felgueiras-Viana Castelo, 179,9 Km., Pedro Silva (Sicasal)
Viana, um brinco de ciclismo

Viana do Castelo apesar de ter estado afastada da Volta a Portugal durante muito tempo tem história no ciclismo. Além do actual Campeão Nacional de Elites, Rui Sousa, ser natural do concelho, importa relembrar também a figura de Rui Lavarinhas, agora dedicado ao BTT e de Ana Barros que foi 10 vezes Campeã Nacional com duas presenças em Jogos Olímpicos. Mas a história do ciclismo português guarda igualmente um lugar para as equipas da região, a CEDEMI e a Tensai – Stª Marta que participaram na Volta. Há outras formações com trabalho desenvolvido na modalidade como o Grupo Desportivo do Centro Cultural de Stª Marta de Portuzelo e o Núcleo Desportivo e Recreativo de Barroselas, que foram, durante muitos anos, um viveiro de ciclistas.
Anúncios